sexta-feira, janeiro 06, 2012

Miguel Badra concentra 33,3% das "favelas" construídas em Suzano

O Miguel Badra concentra 33,3% das residências particulares habitadas instaladas em loteamentos irregulares ou favelas.
Os dados foram divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e fazem parte do Censo 2010. Ao todo, Suzano possui 1.438 casas nestas condições, sendo que 480 foram identificadas nas regiões do Badra Jaguari, Badra Jaguari 1e Badra Jaguari 2.
Ainda de acordo com o estudo, o bairro Miguel Badra reúne também 33% da população residente nos chamados aglomerados subnormais, termo utilizado pelo IBGE para identificar assentamentos, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros. Das 5.677 pessoas indicadas nestas condições, 1.879 estão na região, sendo 947 homens e 932 mulheres.
A situação é ainda mais preocupante pela média de moradores que habitam domicílios nestas condições. Em algumas regiões do Miguel Badra, esta concentração chega a 4,6 pessoas em cada casa. Em Suzano, a média registrada é de quatro pessoas. Ambas estão acima da média nacional, calculada em 3,5.
Outros bairros indicados na pesquisa do IBGE pelo alto número de residências em favelas são o Jardim Cacique (139 casas), Jardim Luela (127 casas), Jardim Varan (100 casas), Parque Buenos Aires (97 casas) e Vila Rica (92 casas). Próximo à linha ferroviária da MRS Logística, o Jardim Belém teve 132 residências classificadas pela pesquisa. A situação, no entanto, deve ser alterada com uma série de desapropriações que estão sendo realizadas para obras no trecho.
São citados ainda na pesquisa o Recreio Santa Maria, o Jardim Monte Cristo, Jardim Revista e Vila Ipelândia.
INVESTIMENTO Em novembro do ano passado, com a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Suzano e a Caixa Econômica Federal (CEF) para liberação de R$ 50 milhões destinados a um conjunto de obras e serviços de infraestrutura urbana, chegará a R$ 70 milhões os investimentos feitos pela atual administração municipal na região do Miguel Badra nos últimos sete anos.
A formalização do processo que garantirá a transferência dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 do governo federal para o município, foi feita no dia 26 de novembro, durante audiência pública realizada na escola estadual Jacques Cousteau, no Miguel Badra Baixo, com a presença do prefeito Marcelo Candido e do superintendente nacional de programas sociais da Caixa, Ivan Domingues das Neves, além de outras autoridades, e cerca de 200 moradores do bairro......uma pergunta?...alguem pode ajudar?..resolvendo o pobrema?.. ou é só inicio de campanha eleitoral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.