segunda-feira, maio 19, 2014

FENÔMENO: são paulo tem dia de nova york (eua).

Gelo cobre a Rua Pedra Azul, no bairro da Aclimação, na manhã desta segunda-feira (19), após a forte chuva de granizo que atingiu a capital paulista na tarde de domingo (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)
Gelo cobre a Rua Pedra Azul, no bairro da Aclimação. (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de São Paulo retirou 310 toneladas de granizo que caiu durante temporal na tarde de domingo (18). O bairro da Aclimação, na Zona Sul, foi o mais atingido e teve suas ruas liberadas apenas por volta das 19h desta segunda-feira (19).
O total de pedras de gelo retiradas equivale ao peso de mais de 44 elefantes, considerando que o peso médio do animal adulto é de sete toneladas, segundo informações do Zoológico de São Paulo.
A operação de limpeza começou por volta das 6h desta segunda e contou com 40 garis, duas escavadeiras, quatro caminhões-pipa e 20 caminhões basculantes, segundo a Prefeitura. Todo o granizo foi despejado em terreno da Subprefeitura da Sé.


Chuva de granizo, deixa ônibus e carros atolados na Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcio Hanashiro/ VC no G1)
Chuva de granizo, deixa ônibus e carros atolados na Zona Sul. (Foto: Marcio Hanashiro/ VC no G1)

Fenômeno incomum
O fenômeno que cobriu ruas de São Paulo com granizo é considerado incomum durante o outono, afirmam meteorologistas ouvidos pelo G1. Segundo os especialistas, a queda concentrada ocorreu porque uma área de instabilidade maior do que as corriqueiras cobriu São Paulo no domingo.
Nuvens carregadas vindas de Mato Grosso do Sul encontrou o ar mais seco e frio que estava na Grande São Paulo. O choque entre as duas massas gerou uma área de instabilidade que levou à tempestade.
O meteorologista Thomaz Garcia, do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), relaciona ainda o gelo que cobriu ruas com o que ele chama de "instabilidade condicionada". Segundo ele, as correntes de ar quente e frio que se movimentavam em sentido contrário na atmosfera ficaram "presas" em um espaço restrito nas camadas altas. Por fim, ventos fortes que atingiram essas "instabilidade condicionada" levaram à queda do granizo acumulado.
Garcia afirmou que esse tipo de fenômeno não é comum no outono. “É mais comum na primavera e no verão”, explicou. Segundo o Inmet, o volume de água acumulado neste domingo foi de 7,8 mm.

Temporal no domingo deixou ruas do bairro da Aclimação brancas.
Total de pedras de gelo equivale ao peso de mais de 44 elefantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário! faça valer sua opinião.